Sobre Nós

Notícias

Smartphones ultrapassam telemóveis tradicionais!

Segundo o IDC, 2013 foi um ano que determinou um marco importante na indústria de telecomunicações móveis em Portugal e no Mundo. Pela primeira vez, a expedição deste tipo de equipamentos*para as lojas da especialidade ultrapassou o envio de equipamentos tradicionais. Segundo o mesmo estudo, em Portugal, dos 4,12 milhões de aparelhos enviados para as lojas, cerca de 2,13 milhões são smartphones – correspondente a 52% do mercado do País.


* Segundo fonte do IDC, a instituição classifica como “smartphones” os equipamentos de telecomunicações móveis inteligentes (permitem a instalação de aplicações e funcionalidades avançadas) que acumulam a capacidade de concretizar chamadas, através da rede GSM, com a capacidade de estarem ligados à Internet;




O mesmo estudo prevê que, em 2017, as expedições (envios de equipamentos dos fabricantes para o retalho especializado) de smartphones se fixem em mais do triplo das expedições de telemóveis tradicionais.

Portugal segue assim em linha com uma tendência mundial, que ganha força de ano para ano, uma vez que foi também em 2013 que os smartphones ultrapassaram a quota de mercado mundial dos telemóveis tradicionais, fixando-se nos 58% (segundo a Gartner). Perdemos apenas quando comparados com outros países Europeus onde o crescimento tem sido mais acelerado (por exemplo, no Reino Unido esta barreira tinha sido já ultrapassada há 4 anos).



A liderança deste mercado, em Portugal e no mundo, é assegurada pela Samsung com mais de 38 % do mercado, muito graças a um grande portfolio de equipamentos que consegue chegar à quase totalidade dos segmentos de mercado, desde os mais baratos até ao novíssimo Samsung Galaxy S5, recentemente lançado no Mobile World Congress 2014. Destaque ainda para a LG que, em Portugal, supera a número 2 mundial, a Apple, com mais de 16% de quota de mercado. A fabricante do iPhone consegue, ainda assim, superar os 9% do mercado com a introdução de diferentes versões do seu equipamento estrela.

Sérgio Pinto
Partner – MobilityNow

Adaptado de: http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/smartphones-em-portugal-ultrapassaram-telemoveis-tradicionais-1624400