Nos dias 2 e 3 de junho de 2017, tendo como palco o Pavilhão de Portugal e um barco ancorado na doca, no Parque das Nações, teve lugar o Landing.careers Festival, um evento inovador de empregabilidade e tecnologia da Landing.jobs, que contou este ano com o apoio multidimensional do serviço tecnológico para eventos beamian – digital you.
Com diversas palestras de especialistas da área, mas também uma forte vertente de networking e convívio, o festival caracterizou-se por um ambiente dinâmico e energético, que o beamian sustentou eficazmente através da sua versatilidade – o serviço para eventos mostrou a sua utilidade em várias frentes, a mais fulcral neste tipo de evento sendo a inscrição/check-in, o envio de currículos digitais e o registo de todas as interações entre attendees e empresas.
Oferecendo aos organizadores e participantes um processo simples, rápido e online, a plataforma beamian permitiu-lhes fazer o pré-registo através de um formulário online, tendo depois no evento acesso a um smartbadge (identificador eletrónico dos candidatos), que lhes permitiu facilmente deixarem o seu currículo nas dezenas de empresas presentes, precisando apenas de passar o smartbadge pelos beamers (identificadores eletrónicos das empresas).
No final do festival, uma lista de todas as candidaturas foram enviadas às respetivas empresas, simplificando assim os processos de seleção e recrutamento. Com contributos de 1500 profissionais da área, 60 empresas e 30 oradores, estima-se que este evento tenha resultado em cerca de 5 mil oportunidades de emprego.
Além desta funcionalidade, o beamian trouxe também uma dimensão de energia e mobilidade através do serviço de streaming, tendo transmitido em direto e em simultâneo as palestras e atividades decorrentes em três diferentes salas de conferências, e disponibilizando ainda toda a infraestrutura de internet e Wi-Fi no local do evento, que suportou 2986 ligações e possibilitou ao longo dos dois dias um canal de comunicação com todos os attendees. O streaming revelou-se bastante útil a julgar pela sua popularidade, tendo obtido 425 visualizações em simultâneo do Turing Room, e ainda 333 do Hamilton Room e 292 do Torvalds Room.
O festival contou com a participação de Tom McAdam (Engineering Manager na Google), Aral Balkan (Fundador da Ind.ie) e Joel Gascoigne (Co-fundador e CEO da Buffer), entre outros nomes bastante aguardados, e entre as 60 empresas que estiveram presentes contam-se por exemplo a Uniplaces, Trivago, Microsoft, Deloitte Portugal, Feedzai, Farfetch, e Hostelworld.
Nas palavras de Pedro Oliveira, co-fundador da Landing.jobs, este evento foi “uma oportunidade única, para os profissionais de tecnologia, de fazer rumar a sua carreira na direção que mais lhes interessa e entusiasma”, o que sem dúvida vai de encontro à visão e objetivos da beamian e dos seus esforços de inovação tecnológica em eventos.
Para a MobilityNow, empresa detentora da marca beamian, este foi o assumir de uma posição de liderança e de consolidação no mercado de eventos de carreira e de employer branding, marcando um momento de viragem determinante que suportará o salto da marca para mercados internacionais.