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SEO Mobile – Na mão do cliente

Atualmente, existem mais de 4 mil milhões de utilizadores de smartphones, e todas as previsões indicam que a sua utilização ultrapassará o uso de um computador de secretaria (desktop) ainda no decorrer deste ano. É, desta forma, muito importante que qualquer empresa garanta não só a sua presença online mas, que esta seja optimizada para smartphones.


Ter um site optimizado para mobile, é considerado uma vantagem tecnológica para qualquer tipo de organização.


Algumas estatísticas relevantes, obtidas do US Digital Media Usage:


  • Em 2013, 94% dos utilizadores de smartphones tinham acesso à internet;
  • 20% de todos os utilizadores adultos de smartphones efetuaram compras através deles;
  • 4 em cada 10 utilizadores, usaram o seu smartphones para comparar preços de produtos da mesma categoria utilizando o seu dispositivo ainda dentro da loja;
  • Mais de 200 milhões de pessoas utilizaram o Facebook através do seu smartphones.

Desenvolver uma estratégia mobile

NÉ importante uma empresa estar presente num dispositivo móvel da forma mais correcta, assegurando assim a presença na palma da mão do seu cliente, a qualquer hora, em qualquer lugar.
No entanto, antes de se dar o salto e declarar a necessidade de ter um site preparado para as tecnologias móveis, é necessário algum planeamento, onde o primeiro objetivo passa por determinar qual o motivo de se necessitar de um site compatível com dispositivos móveis, avaliando as funções primárias de marketing para o seu site mobile e desenvolver uma estratégia.



Alguns passos importantes para uma estratégia bem conseguida:


  • Tornar o site mobile-ready, optimizando-o, mas não escondendo conteúdos, especialmente evitar aplicações para esconder dos motores de busca, para não se ser penalizado;
  • Criar funções exclusivas para mobile, tais como coupons, click to call, leitor de código de barras, localizador de lojas, ou seja, funções úteis para qualquer utilizador de dispositivo móvel;
  • Estrutura organizada. Tudo tem que estar organizado e de fácil acesso, para não perder o visitante;
  • O conteúdo é o mais importante. Um site com conteúdo único, relevante e de fácil compreensão são os mais beneficiados , sobretudo pelos motores de busca;
  • Tornar o site social. A incorporação das redes sociais num site, é uma ótima forma de incentivar os utilizadores a recomendar a empresa;
  • Tornar o site rápido. Segundo as recomendações publicadas pela Google, um site mobile deverá ser carregado em 1 segundo;
  • Um site deve ser encontrado! Não apenas pelos motores de busca, mas por toda a gente, mesmo recorrendo aos meios tradicionais (email ou SMS), toda a gente deve ser informada!

Felizmente, a optimização mobile tem sido um serviço bastante procurado pelas empresas com presença online, tornando o custo dos sites móveis bastante mais acessíveis, pelo que uma empresa que não esteja preparada para ser vista pelo seu cliente na palma da mão do mesmo, está em desvantagem competitiva.
Deste modo as empresas só tem que procurar as mãos dos seus clientes, desenvolvendo a sua estratégia móvel, não ficando desta forma um passo atrás dos seus concorrentes.